segunda-feira, 30 de junho de 2014

Pelé, o Rei do Futebol

            Conheça um pouco da História de vida do Rei da Bola.


       Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, nascido em Três Corações ( Minas Gerais) em 23 de Setembro de 1940, atualmente tem 73 anos e é simplesmente o Rei do Futebol.

      Filho da Dona Celeste Arantes e João Ramos do Nascimento, inclusive seu pai também era jogador e com certeza um de seus incentivadores. Junto com sua família, ainda com 5 anos de idade se mudou para Bauru interior de São Paulo, e apenas 11 anos de idade já estava no time infanto - juvenil de Bauro, cujo a idade mínima era 13, o tempo foi passando Edson foi treinando e aperfeiçoando seu talento diferenciado. Seu pai, criou um time de nome Sete de Setembro que para sustenta - lo, comprar bolas, uniformes etc, os garotos do time eram obrigados a furtar produtos para vender em cinemas e praças.
    
             A origem do Apelido Pelé: Começou quando um colega de seu pai, na mesma época que jogava no Vasco de São Lourenço, seu amigo era goleiro e era conhecido como Bilé, ainda menino, Pelé gritava gol, fingindo defender um chute, na hora da emoção ele gritava: Boa, Bilé. Como era muito pequeno, pronunciava de uma forma errada o nome Bilé, e sem querer dizia Pilé e isso se repetia todas as vezes que ele pronunciava, porém com o tempo esse "Pilé" se tornou Pelé, depois que seu amigo começou caçoar do futuro craque Mundial da Bola, Por tanto podemos afirmar que, graças ao goleiro Bilé surgiu o apelido Pelé.  
      Descoberto pelo craque Waldemar Brito, que via uma forma diferente no modo de jogar em Pelé, que sem perder muito tempo já o levou o menino para o Santos FC com apenas 15 anos de idade, em 1956 disputou sua primeira partida Seleção Brasileira e anos depois já recebia propostas de clubes da Europa, mas pelo amor que tinha ao seu time preferiu permanecer. Pelé por incrível que pareça atuou como goleiro em cerca de 54 minutos e o mais interessante não sofreu nenhum Gol. Pelé defendeu o Santos por  1.116 partidas, marcando cerca de 1.091 gols ao todo, em sua carreira marcou cerca de 1.281 gols.                  
    
     O maior artilheiro de todos os tempos pela seleção brasileira e o único futebolista a ter participado de 3 títulos mundiais da Copa do Mundo, 58,62 e 70. Em 1958 foi convocado com seus 17 anos mesmo estando machucado, porém isso não impediu que Paulo Machado o convocasse, estreio no terceiro e decisivo jogo contra a URSS, na qual não fez gols, porém a Seleção venceu por 2x0 e já pelos francesas era considerado o Rei do Futebol.

      Na Copa de 1962, que não teve muita participação de Péle, pelo de se machucar na Virilha e infelizmente jogou apenas o primeiro jogo que marcou seu único gol, Que nessa Copa deve como melhor jogador o Garrinha uns dos jogadores da História brasileira de todos os tempos. 
     
     Na Copa de 1970, considerado por muitos a melhor Copa que o Brasil já fez, o melhor time que o Brasil já teve, Seleção comandada por Zagalo, Pelé que comandou aquela Copa que organizava aquele time de estrelas. Na Final, contra Itália, no intervalo do segundo tempo que se encontra em 1x1, Edson entra no vestiário nervoso derrubando garrafas de água pedindo que a Seleção jogasse de uma forma diferente, e o que podemos dizer desse Final, o Brasil Goleou os italianos por 4x1, conquistando seu 3 título mundial e levantando a Taça Jules Rimet. Pela seleção, Pelé marcou cerca de 77 gols.

                                       Pelé e Tostão na Final do Mundial de Futebol de 1970

  
      Pelé, além de jogar pelo Santos e ser Ídolo eterno, também jogou pelo Cosmos dos Estados Unidos e também se consagrou ídolo do clube, marcando 65 vezes. Um Fato interessante que na sua despedida pelo Time justamente em um jogo contra o Santos, Pelé jogou um Tempo pelo Cosmos e outro pelo Santos. Jogo que o Cosmos venceu de 2x1, uns dos Gols de Pelé em cobrança de Falta.
   
   

                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário