sexta-feira, 4 de julho de 2014

A Bola de Futebol

  Tá afim de saber de como as Bolas de Futebol evoluíram, de que material ela é feita, como é revestida? Então confira:  



  A maioria das Bolas, que eu você já jogamos, é revestida de couro sintético, são várias camadas que são revestidas com com cobertura à prova de água. Uma coisa muita curioso é que são produzidas cerca de 40 milhões de Bola de Futebol por ano, porém em ano de Copa do Mundo esse número chega aumentar 20 milhões, ou seja, 60 milhões de Bolas são produzidas.

Bola de Futebol feita em 1924, que hoje se encontra no Museu na Espanha
   Por volta de 1863, foi produzida a primeira bola de futebol que, naquela época as bolas eram feitas de couro inflado e com investimentos de couro revestido para manter sua forma redonda, assim como todas as coisas ela evoluiu, durante a primeira década do século XX eram feitas de borracha e couro, dando maior durabilidade a mesma, porém testes foram feitos se o jogador fosse cabecear a bola de futebol poderia ser uma experiencia muito dolorosa, por esse fato e outros, que resolveram aprimorar a Bola de Futebol, muitas das experiencias tentaram mudar o material, substituindo por outro que seja mais vantajoso.

  Atualmente, as Bola de Futebol são produzidas com altíssima qualidade, empresas com a Nike e Puma AG, estão com projetos de lançamentos de bolas que prometem voos mais precisos e força de chute na Bola. Praticamente todas as Bolas de Futebol são feitas de couro sintético, as camadas contidas nele, são cortadas gomos em diversas formas, normalmente pentágonos e hexágonos, as bolas de Futebol normalmente são finalizadas por costureiros super habilidosos, porém esse trabalho vem sido pouco valorizado e trocado por máquinas que trabalham em pouco tempo, e rendem muito mais, estimasse que demoram 4 horas para se fazer uma bola á mão com cerca de 2.000 pontos empenhados.

    Uma curiosidade muito interessante é que só a partir de 1960 passou -se a dar importância às Bolas de Futebol para competições oficiais, isso é o exemplo da Copa do Mundo que, começando da Copa de 70, começou a ser utilizado uma Bola oficial.

  Vários modelos de Bolas de Futebol foram usadas nas edições dos Mundiais de Seleções, as primeiras bolas, chegavam a ser revestidas com mais de 12 gomos em couro natural. Em 1970 a empresa alemã Adidas criou Bolas para serem utilizadas no Mundial do México, sendo assim fornecendo Bolas de Futebol para todas as Edições da Copa do Mundo.

   Hoje em dia, existem várias falsificações de Bolas, e com certeza são as que mais vendem no mercado, um exemplo da Bola Jabulani, usada no Mundial de 2010 na Africa do Sul, Bola que teve milhões e milhões de falsificações que renderam muito aos comerciantes, muitas dessas bolas de Futebol eram revestidas de apenas uma Goma, e uma câmera de ar que estourava com muita facilidade, com certeza se você já adquiriu uma dessas, ficava muito irritado ao perceber que as mesmas nasciam um certo "calombo" que atrapalhava muito na hora de jogar, isso acontecia pelo fato da bola falsificada não suportar as pancadas recebidas.


    A Bola usada atualmente na Copa do Brasil, se chama Brazuca, que no mercado atual você não encontra uma original por menos de 350,00, sendo que ainda pode correr o risco de estar sendo enganado. A verdade que todos nós sabemos é que, mesmo se for original, ou não, a diversão prevalece e que queremos de fato é diversão e aproveitar esse lindo esporte que o Futebol.   


Informações fornecidas pelo Site:  Wikipédia


Visite o Site, e fique por dentro de Tudo de Futebol, basta CLICAR AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário